A ceramista


Nascida em um lar de artesões, sou filha do trabalho manual. Minha mãe artista não declarada, desde cedo apresentou-me processos de pintura, com bisnagas de tinta acrílica em infinitas opções de cores que me encantavam os olhos nós duas nos aventurávamos em pinturas em madeira, pedras, casca de ovo e tudo mais que um baixo orçamente e a imaginação infantil permitisse. Meu pai artesão e restaurador,  mestre no que faz, também desde cedo me apresentou a beleza do criar com as mãos e dedicar sua vida à esse trabalho manual.

Na busca pelo meu propósito, aos 18 anos, saio do interior e vou à capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre estudar Arquitetura e Urbanismo na Univeridade Federal do Rio Grande do Sul. Lugar onde acontece um refinamento do meu olhar para principalmente a materialidade, o poder de objetos e construções no registro da história e design.

Eis que no meio do caminho surge uma urgência da reconexão comigo mesma, o trabalho no computador não é uma realidade possível para uma alma que fala com as mãos. Num ímpeto de coragem e fé, largo a faculdade e um emprego estável e vou trabalhar como garçonete em restaurantes da cidade, me expondo ao novo.

Assim, em uma cotidiana conversa de fim de expediênte com o chef da cozinha, ouço falar sobre uma noiva que produziu a louça do seu casamento. É isso, uma fagulha acendeu dentro de mim, eu não lembro do que foi dito depois, à não ser que o nome da noiva era Marina. Sem fazer ideia do que é cerâmica artesanal mas com muita vontade de aprender e trabalhar vou atrás da noiva procurando por uma oportunidade de estar ali no ateliê. E assim começa uma longa, trabalhosa e linda jornada de aprendizados e mão na massa. Alma Objetos Cerâmicos foi o lugar que me acolheu e Marina Carvalho a ceramista que pegou na minha mão.



 2019, produção Alma Objetos Cerâmicos.


Depois de anos de muito estudo e trabalho, ainda em Porto Alegre crio a Maria, meu espaço para explorar a criação de louças em cerâmica artesanal com alma brasileira. Paralelamente descubro a paixão por ensinar e criar experiências usando a linguagem da cerâmica. Acontecem os primeiros Workshops Maria e trabalho como professora na Escola Alma.

Já em Outubro de 2022 trago Maria à São Paulo e venho trabalhar como ceramista em um grande ateliê para aprimorar ainda mais meus conhecimentos.

2022, Festival Jardim Secreto Cinemateca.



Sigo escrevendo essa trajetória de passos constantes e firmes, e te convido à fazer parte dessa história.

Com amor, Heluisa Castagnino.


Comentários

Postagens mais visitadas